A queda do rock.





Falar sobre o rock é bem difícil, falar sobre sua decadência é mais difícil ainda por ser um gênero que revolucionou o mundo por décadas . Muitos ainda insistem em dizer a frase "O rock não morreu", e de certa forma estão certos. Mas se não morreu ate este tempo é porquê  respira por aparelhos.
Desde sua criação, o rock passou por inúmeras fases. Teve auges, decadências, do gênero tradicional surgiram inúmeros outros gêneros, teve estilos criados, formas de pensar mudadas... Mas nos últimos anos o gênero tem perdido uma força incrível. Ligue as rádios, ouça os top hits, existe rock? Até o Pop Rock tem deixado o termo rock um pouco de lado. As pessoas não procuram ouvir mais Rock and Roll. Vivemos numa era onde a rapidez, praticidade e facilidade tem se tornado o alvo do mercado, isso em inúmeros setores da sociedade. E essa nova forma de mercado se estendeu a música. Nossos maiores sucessos são músicas totalmente criadas em um computador, sem a necessidade de uma banda. Um pouquinho de canto ali, um riff simples e repetitivo que gruda na cabeça do começo ao fim do hit e batidas geralmente em 4/4, esses são os principais ingrediente das músicas da atualidade; e o povo adora!
No Brasil o negócio é mais embaixo... A bestialidade do funk ostentação, proibidão, tem refletido na sociedade brasileira atual. O sertanejo universitário com suas inúmeras músicas plagiadas de bandas famosas, toques copiados de músicas de sucessos passados e letras que vangloriam a safadeza, traição, bebedeiras, também refletem nossa sociedade. Não posso falar que no rock não existe também suas más letras, mas esse estilo sempre puxou mais para o lado da crítica a tudo isso que a sociedade considera comum-normal. Minha conlusão sobre esse resumo de fatos é bem nítida: Tudo envolve dinheiro. Quando o rock deixou de dar lucros exorbitantes para as gravadoras, o gênero caiu. A lei de oferta e demanda sempre influenciou e influenciará o mercado, as pessoas não procuram mais o rock e assim ele se torna desnecessário e, infelizmente, esquecido. No passado, no momento que o rock estava em decadência logo surgiam novas bandas que revolucionavam o estilo, espero que isso venha acontecer em nossa época também. Apoiem as bandas novas, divulguem,  não deixem o rock desaparecer. O retorno do rock ao auge dependente exclusivamente de nós.



A decadência do Rock and Roll - Gelo Seco.







COMPARTILHAR
Anterior
Proxima