Conhecer a bíblia: Os dois lados da moeda.




Com respeito aos alimentos sacrificados aos ídolos, sabemos que todos temos conhecimento. O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. (1 Coríntios 8:1-2 NVI)
O capítulo 8 de 1Coríntios  nos ensina sobre como deve ser nosso proceder diante dos alimentos sacrificados aos ídolos. Paulo diz que o alimento orgânico não  possui nada de mau em si mesmo, e que devemos evita-lo caso o ato de comer tais coisas seja um escândalo  para um irmão mais fraco. Mas a questão que quero enfatizar está no primeiro versículo do capítulo: O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica. Quanto mais "aprendemos", mais nos tornamos arrogantes e cheios de si, claro, existem exceções, e é isso que irei abordar neste artigo.
Conhecer a bíblia inteiramente torna o homem orgulhoso ou humilde. O orgulhoso vive em busca de debates tolos, sempre tenta demonstrar que sabe mais do que os outros, não gosta de dividir a atenção com ninguém, pois tudo deve girar em torno de sua grande "sabedoria ". Se orgulha de ter lido a bíblia do início ao fim mais de uma vez, ama ser tratado como rei e atribui isso como sendo boas coisas vindas de Deus. Suas orações são sempre "Oh pai, obrigado por não ser igual esses pecadores, pois sou teu filho e guardo todas as suas ordenanças". O orgulhoso se acha superior pois não peca como o irmão que senta ao lado. Ele leu toda a bíblia, mas não compreendeu sua mensagem.
O humilde é o homem que leu a bíblia e a entendeu. Seus atos são de generosidade, está sempre preparado para servir. Estar entre os grandes deste mundo não é o seu desejo, pois reconheceu que sua vida aqui é como a de um homem que viajou de férias para um lugar distante, por mais que ele esteja no tal lugar, esse não é o seu verdadeiro lar. O humilde compartilha sem superioridade o que sabe, ele é  gente como a gente. Sofre, chora, ama, sente raiva, peca, se arrepende, come, trabalha, medita na palavra, ora... e diante de tudo isso não usa uma máscara de falsa santidade para mostrar aos outros sua perfeição, pois ele sabe que é o pior dos pecadores. Sua orações a Deus refletem humidade: " Oh pai, tem misericórdia de mim, pois sou pecador".
O orgulhoso, por seu grande ego, não consegue transmitir o amor em seus atos. O humilde, por reconhecer sua fraqueza, consegue olhar para o próximo de uma forma amorosa, e ama-lo se torna a única opção. O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica.
Que Deus vos abençoe!


COMPARTILHAR
Anterior
Proxima